A formação profissional do professor está diretamente ligada a sua experiência e a sua constante reciclagem em busca de novas metodologias para envolver seus alunos. Sendo assim, a formação do professor deve ser contínua, isto é, ao longo de toda a sua carreira. Nesse sentido, o PIBID vem contribuindo muito para este profissional e a sua formação continuada, além disso, auxilia na inserção do futuro docente em sala de aula. Assim, a experiência adquirida pelo bolsista durante as atividades de monitorias contribui para quando o mesmo inicie seu estágio nas escolas, por exemplo, esteja mais familiarizado com o ambiente e a dinâmica escolar, culminando em um trabalho muito mais seguro e prazeroso diante dos alunos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEFuTU5bnLbh4hZN_vvmJOuIKOY5VeGuKxsx_IEW-epL-2SKWW70qSs54d_GXi3Ojc0bgNT9BqvMvnIUaYZKMcUvQEz9oIy-oeH0mweWPJCQsZH-0KjhFw27i79MxqhdoYXra3qTNq7SQ/s320/CARTAZ+REV.jpg)
O assunto a ser abordado foi a guerra fria, nas turmas de nono ano. Tratando-se de um longo período da história e com importantes fatos, optou-se por trabalhar o tema “Guerra Fria” em etapas.
Celso Antunes (2011) traz a problemática do conhecimento como sendo uma construção por parte dos alunos, onde o professor apenas auxilia trazendo novas informações a serem trabalhadas. Assim, o objetivo principal dentro dessas etapas é a construção desse conhecimento bem como instigar a curiosidade sobre o período trabalhado.
Dando início a primeira parte das atividades, cada bolsista ficou responsável por uma revolução ocorrida no século XX, às escolhidas foram: mexicana, sandinista, cubana, chilena e chinesa. Em um tempo de vinte minutos foram projetadas imagens, mapas e tópicos destacando líderes, lugares, conquistas e perdas a cerca destas revoluções.
As micro aulas foram utilizadas dentro de uma das possibilidades abordadas no PIBID através do Portal Capes (2015). O que se observou foi o desconhecimento sobre os acontecimentos recentes envolvendo alguns dos conflitos, como por exemplo, o possível fim do embargo comercial a Cuba pelos Estados Unidos. Outra observação deve-se a falta de contato com mapas para localização.
Destaca-se que, as micro aulas foram todas ministradas sob a supervisão da professora regente, pois interferiu com colaborações pertinentes durante as execuções das micro aulas. Sobre essa primeira etapa pode-se dizer que foi concluída com êxito e contou com a participação de todos os bolsistas, supervisora e alguns alunos. No ultimo caso citado, contribuíram com dúvidas e com assuntos que faziam parte deste período histórico.