Para a turma de Seminário Integrado visando aproveitar os temas já abordados sobre a questão de gênero e violência, buscou-se através da escolha de dois filmes, abordar de forma estratégica possíveis soluções e reflexões para os problemas que cercam a realidade de nossa sociedade. É necessário buscar novas abordagens para discussões e reflexões e, o trabalho com filmes pode ser muito útil para conquistar a atenção dos alunos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwqXoBImuVvAz6XLl_MLRJpZhAIVaYh37GR43jCqzSPdKnaC8mqlkQBnt-tv6BNcrPLsGT2oFwZtUxMxEtc-AS69K4nPnfmRXs98qoyzjn88blwaQUGpj-CV_cfe1SyNWXs1IEXIJPock/s200/11651175_783106785141100_293138506_n.jpg)
Primeiramente utilizamos as aulas de Seminário para assistir o filmeEscritores da Liberdade, como dinâmica, utilizando cartolinas e canetas, solicitou-se aos alunos que escrevessem suas impressões do filme, sobre aspectos positivos e negativos, incluindo lições que
pudessem ser extraídas deles. Como complemento na semana seguinte passamos o filme Histórias Cruzadas, estes dois filmes servem de suporte para reflexão dos alunos, pois, trata-se de duas histórias verídicas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaLYGscSVm3GWFSwM19yj4ITFfWz2Tw_Js0V8yqVRvF7hD8VPuykHiDDYVg8_I04eSr3O5zRxC021Spk-7dIO-Src6349O9bxANHCSJB4wpv12hHjsT-mgjqKPuUiI8_pQFht7EUTKldU/s200/11715871_10205705783837065_335408672_n.jpg)
Após os alunos assistirem e discutirem os filmes “Escritores da Liberdade” e “Histórias Cruzadas”, o grupo de bolsistas PIBID fizeram uma dinâmica com a turma. Sentados em círculo, os alunos repassavam uma caixa. A professora ficava de costas, e ao falar “parou”, a pessoa que estava com a caixa tinha opção de abrir ou não a mesma. Mas se abrisse a caixa, deveria executar a ação sorteada. Desta forma, foi possível trabalhar com os alunos a questão da coragem e da responsabilidade.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário