sábado, 11 de abril de 2015

A TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA

O subprojeto PIBID História/UNIFRA em parceria com a E.E. Ens. Médio Augusto Ruschi, levou até os alunos de 6° e 9° anos uma atividade que visa despertar o olhar dos educando para a temática indígena. Aproveitando que em 19 de abril é comemorado o dia do índio, os bolsistas buscaram elaborar um projeto, cujo objetivo é propiciar aos alunos um conhecimento mais profundo da diversidade cultural indígena. Segundo Luciano Gersem (2006), é preciso destacar que, “a diversidade cultural dos povos indígenas demonstra a multiplicidade de povos e das suas relações com o meio ambiente, com o meio mítico religioso e a variação de tipos de organizações sociais, políticas e econômicas.” A metodologia deste projeto constituiu em três etapas: Primeiramente em uma roda de conversa, questionamos os alunos a cerca de seus conhecimentos sobre o índio na sociedade atual. Com imagens projetadas, elaboramos um paralelo do antes e depois da colonização portuguesa, explicado diferenças e semelhanças entre diversas tribos brasileiras. Após, os alunos confeccionaram um mosaico de palavras, descrevendo como eles veem o índio atualmente. Na segunda etapa, vamos privilegiar tratar questões literárias ligadas a esta temática, incluindo também obras produzidas pelos próprios nativos. Encerraremos esta etapa, desafiando os educando a criarem contos e histórias, utilizando como exemplo, as obras trabalhadas. Na última etapa buscar-se-a fazer um apanhado geral do que os alunos entenderam com intuito de saciar suas dúvidas. Buscaremos trabalhar questões atuais como organização social de aldeias próximas a cidade de Santa Maria. Para encerrarmos, disponibilizaremos imagens trabalhadas nas três etapas para que os alunos fossem criativos e com tintas e telas confeccionarão quadros, explicando o por que retrataram a imagem escolhida, bem como sua representação. Sendo assim, espera-se que os alunos tenham expandido seus horizontes, e que passem a analisar esta temática com um olhar mais compreensível excluindo o preconceito.


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