quinta-feira, 2 de julho de 2015

INTERVENÇÃO 6° ANO: MESOPOTÂMIA



Esta atividade consistiu em um jogo da memória da Mesopotâmia. A partir do diálogo entre os pibidianos e a supervisora do sub-projeto PIBID História UNIFRA, foram selecionados os temas do jogo didático: “Povos da Mesopotâmia e Egito”. 

Posteriormente, foi selecionado o tipo de jogo que seria desenvolvido, o jogo da memória. 


Para o jogo, foram selecionadas imagens, que retratavam os povos da Mesopotâmia e os egípcios, bem como, pequenas descrições. 

Para essa atividade as turmas escolhidas foram 61, 62, 63 e 64. As turmas em seus respectivos horários de aula foram divididas em trios ou duplas para observarem as figuras referentes aos conteúdos e acharem a descrição correspondente. 

O encontro ocorreu como o planejado nas discussões, permitindo novas ideias de atividades.

 Os alunos demonstraram interesse durante a realização da atividade, fizeram questionamentos sobre as imagens e conteúdo. 

A maioria dos grupos terminou o jogo sem o auxílio do livro didático

INTERVENÇÃO 9° ANO: ERA VARGAS




Através de uma projeção de imagens, os bolsistas PIBID ministraram para as turmas de 9° ano uma micro aula sobre a Era Vargas. Nesta aula, houve a explicação sobre o Governo Provisório (1930-1934), Governo Constitucional (1934-1937) e Estado Novo (1937-1945). 

Também foi confeccionado um material com tópicos e as principais características dos governos de Getúlio Vargas. Após os questionamentos, foi aplicado o jogo "Dominó da Era Vargas". Este jogo contém 21 peças e a turma foi dividida em grupos para montar o jogo. 


Pretende-se com essa atividade, auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos e na fixação do conteúdo de maneira lúdica. Após cada aluno receber um resumo do que foi discutido e explanado, os alunos do nono ano do ensino fundamental puderam realizar o jogo Dominó da Era Vargas. 





Este jogo começa com uma peça central dividida em três partes, sendo que cada uma corresponde a um período de governo de Getúlio Vargas: Governo Provisório, Governo Constitucional e Estado Novo. 

 
As peças do dominó possuem duas partes: descrição/imagem ou descrição/descrição. Cada conjunto de peças do dominó está em três cores diferentes: verde, amarelo e azul. Cada cor corresponde também a um dos períodos já divididos, há uma ordem cronológica a ser respeitada nas peças.

CINECLUBE: SEMINÁRIO INTEGRADO (TURMA 102)




 
Para a turma de Seminário Integrado visando aproveitar os temas já abordados sobre a questão de gênero e violência, buscou-se através da escolha de dois filmes, abordar de forma estratégica possíveis soluções e reflexões para os problemas que cercam a realidade de nossa sociedade. É necessário buscar novas abordagens para discussões e reflexões e, o trabalho com filmes pode ser muito útil para conquistar a atenção dos alunos.

Primeiramente utilizamos as aulas de Seminário para assistir o filmeEscritores da Liberdade, como dinâmica, utilizando cartolinas e canetas, solicitou-se aos alunos que escrevessem suas impressões do filme, sobre aspectos positivos e negativos, incluindo lições que 
pudessem ser extraídas deles. Como complemento na semana seguinte passamos o filme Histórias Cruzadas, estes dois filmes servem de suporte para reflexão dos alunos, pois, trata-se de duas histórias verídicas.

Após os alunos assistirem e discutirem os filmes “Escritores da Liberdade” e “Histórias Cruzadas”, o grupo de bolsistas PIBID fizeram uma dinâmica com a turma. Sentados em círculo, os alunos repassavam uma caixa. A professora ficava de costas, e ao falar “parou”, a pessoa que estava com a caixa tinha opção de abrir ou não a mesma. Mas se abrisse a caixa, deveria executar a ação sorteada. Desta forma, foi possível trabalhar com os alunos a questão da coragem e da responsabilidade.
 
.

ANIVERSÁRIO DE SANTA MARIA: PRODUÇÃO DE MAQUETES (TURMA 102)

No mês em que Santa Maria comemora 157 anos, os bolsistas PIBID trabalharam com a turma de Seminário Integrado a história de alguns lugares frequentado por eles na cidade de Santa Maria. Além disso, foi possível dialogar sobre a história de monumentos e lugares que passaram por diversas transformações no passar dos anos. 

  Nesta atividade os bolsistas levaram diversas fotos de diferentes regiões da cidade e foram dialogando com os alunos sobre estes lugares. Em seguida, os educandos foram divididos em grupos que consecutivamente escolheram a imagem de um lugar de Santa Maria para fazer uma maquete. 

Após a explanação referentes a história de diversos lugares de Santa Maia, foi solicitado que os grupos confeccionassem uma maquete e pesquisassem a história do escolhido. Um grupo apresentou sobre a Base Aérea de Sana Maria, outro sobre a Basílica e a Igreja Nossa Senhora Medianeira, a Biblioteca pública da cidade, o calçadão de Santa Maria e sobre a Escola Augusto Ruschi.