No último dia sete os bolsistas
PIBID/História do Centro Universitário entraram em sala de aula para aplicar um
jogo de tabuleiro ambientado na Revolução Russa. Dividindo a turma em quatro
grupos representados por um líder, os educandos foram ao longo da atividade
sendo questionados a respeito da Revolução Russa, ao passo que avançavam no
jogo. Além disso, cada resposta certa equivaleria a um prêmio, como bombons e
balas.
Trabalhar de forma lúdica em sala
de aula inevitavelmente estimula o coletivismo entre os sujeitos, que precisam
trabalhar em conjunto para resolver os problemas propostos pela atividade em
questão. O professor ao apresentar o conteúdo sob uma linguagem interativa constrói
um ambiente saudável à aprendizagem.
Atividades lúdicas, a exemplo do
Jogo sobre a Revolução Russa proporcionam enorme senso crítico/reflexivo às
metodologias, fomentam a releitura e a reconstrução perante as fragilidades.
Dessa forma, o saldo positivo da atividade está na sua capacidade de auto
avaliação profissional e na sua disposição ao coleguismo. O trabalho envolvendo
a pesquisa a suas fontes disponíveis estimulam os alunos à pesquisa,
trabalhando também a concentração na procura das respostas e atenção ao que se
questiona.
Vale ressaltar também a
disposição da professora regente na abordagem do jogo. Ao dar a liberdade na
criação do jogo e das regras, estimula os bolsistas a trabalharem. Os alunos
mostraram-se participativos e receptivos em relação ao jogo e suas abordagens.
Quais eram as regras do jogo?
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