sexta-feira, 18 de julho de 2014

Fórum das Boas Práticas

Na tarde desta quinta-feira, 17 de julho, ocorreu na Escola Augusto Ruschi o “Fórum das Boas Práticas”, onde foram apresentados os trabalhos realizados pelos alunos do ensino fundamental. Foi possível admirar as excelentes maquetes desenvolvidas pelos alunos dos 6° anos. Estas maquetes representavam o período Paleolítico e Neolítico. A professora Jucemara Rossato, ressaltou que os alunos foram muito comprometidos e dedicados na confecção destes trabalhos os quais são riquíssimos em detalhes.
 
 
Entre estes trabalhos estavam às atividades desenvolvidas pelos bolsistas PIBID, entre estes trabalhos estavam o jogo da memória o qual foi aplicado com as turmas de 5°ano. Também foi exposto um livro de história em quadrinhos, elaborado pelas turmas de 2° e 3° ano, contando a história das copas do mundo. Outro material exposto foi o tabuleiro de jogo referente ao assunto da “Revolução Russa”. Para representar as demais atividades desenvolvidas pelo Pibid, foram confeccionados vários cartazes com fotos das atividades.

 


segunda-feira, 14 de julho de 2014

Projeto Copa: apresentações dos alunos


Nos dias 11 e 14 de julho, finalizaram-se as atividades dos Bolsistas PIBID/História com a turma 82, da Escola Augusto Ruschi.
Houve as apresentações dos trabalhos que já haviam sido anteriormente separados sobre alguns aspectos interessantes da História do Futebol.

1) Histórico das Taças da Copa do Mundo



2) Histórico das Bolas utilizadas nas Copas do Mundo


3) Histórico dos Mascotes das Copas




4) Preconceito no Futebol



5) Futebol como ascensão social




terça-feira, 8 de julho de 2014

PIBID HISTÓRIA AUGUSTO RUSCHI: INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA


No último dia sete os bolsistas PIBID/História do Centro Universitário entraram em sala de aula para aplicar um jogo de tabuleiro ambientado na Revolução Russa. Dividindo a turma em quatro grupos representados por um líder, os educandos foram ao longo da atividade sendo questionados a respeito da Revolução Russa, ao passo que avançavam no jogo. Além disso, cada resposta certa equivaleria a um prêmio, como bombons e balas.




Trabalhar de forma lúdica em sala de aula inevitavelmente estimula o coletivismo entre os sujeitos, que precisam trabalhar em conjunto para resolver os problemas propostos pela atividade em questão. O professor ao apresentar o conteúdo sob uma linguagem interativa constrói um ambiente saudável à aprendizagem.
Atividades lúdicas, a exemplo do Jogo sobre a Revolução Russa proporcionam enorme senso crítico/reflexivo às metodologias, fomentam a releitura e a reconstrução perante as fragilidades. Dessa forma, o saldo positivo da atividade está na sua capacidade de auto avaliação profissional e na sua disposição ao coleguismo. O trabalho envolvendo a pesquisa a suas fontes disponíveis estimulam os alunos à pesquisa, trabalhando também a concentração na procura das respostas e atenção ao que se questiona.




Vale ressaltar também a disposição da professora regente na abordagem do jogo. Ao dar a liberdade na criação do jogo e das regras, estimula os bolsistas a trabalharem. Os alunos mostraram-se participativos e receptivos em relação ao jogo e suas abordagens.





Visita ao Museu Vicente Palotti

Na tarde do dia 15 de maio, ocorreu um passeio de estudo, muito estimulante, ao Museu Vicente Palotti, com o grupo de bolsistas do subprojeto História/UNIFRA, junto com a turma 82 da Escola Augusto Ruschi.




É muito importante que haja uma interdisciplinaridade na escola e, com a visita em um museu podemos praticar este objetivo, pois há uma relação entre história, artes, geologia e ciências. E isso ocorreu na visita do Museu Vicente Palotti, onde passamos pela sala de história natural que continha minerais e rochas, pela sala de paleontologia, com diversos ossos de animais já extintos, na sala com animais taxidermizados que contém mamíferos, aves, répteis e outros.
A visita no museu não foi apenas um passeio, mas teve como proposta pedagógica uma discussão maior sobre como eles também fazem parte da história e sobre o patrimônio.
Após a ida no museu houve uma confraternização onde fizemos um lanche e comemoramos esta tarde divertida e instrutiva.



sexta-feira, 4 de julho de 2014

PROJETO INTERDISCIPLINAR: O QUE HÁ POR TRÁS DAS COPAS DO MUNDO DE FUTEBOL?

Na quinta-feira três de julho, o grupo de bolsistas do subprojeto História/UNIFRA e Letras/UNIFRA, realizaram uma oficina, desta vez foi com as turmas de 7°ano. O tema deste encontro foi “O futebol além do esporte: a história das copas contadas através dos conflitos sociais”.
A oficina procedeu da seguinte forma: Inicialmente foi feita uma explanação com os alunos acerca do que ocorreu no mundo durante as copas, desde 1930 até este ano de 2014. O material utilizado foi diversas imagens, impressas e slides, distribuídas aos alunos. Os principais assuntos a serem abordados forram: 1) Copa de 1934: Mussolini na Itália, e de que forma futebol e política “jogam no mesmo time”. 2) A pausa do campeonato durante a segunda guerra mundial. 3) Como se deu o campeonato durante o período ditatorial argentino e brasileiro. 4) O que acontecia no mundo durante as copas e a chamada “Guerra Fria”. 5) Os anos 90. 6) Anos 2000: Grandes Estádios, muito monitoramento antiterrorismo, devido ao 11 de setembro. 7) A África de Mandela 8) Brasil: Copa do mundo, 50 anos do golpe civil militar, investigações da CNV (comissão nacional da verdade)  e ano de eleições presidenciais.

Tendo por base todos estes assuntos, em seguida, juntamente com os alunos, foi elaborada uma ‘linha do tempo’. Esta linha foi elaborada em um imenso pedaço de papel pardo, os alunos colaram muitas figuras, assim, quando concluída foi colocada no pátio da escola.

     

PROJETO INTERDISCIPLINAR: OFICINA DE DESENHO COM AS SÉRIES INICIAIS

Aproveitando este cenário de ‘copa do mundo’ e o grande destaque que este evento tem recebido da mídia, os bolsistas do subprojeto História/UNIFRA, Ed. Física/UFSM e Pedagogia/UFSM, uniram-se para fazer um trabalho com as turmas de 2° e 3° ano das séries iniciais.

Este trabalho consistiu primeiramente em, através de diversas imagens mostrar aos alunos o histórico das principais copas. Em um segundo momento, dividimos os alunos em 20 grupos para uma atividade lúdica. Cada grupo recebeu uma folha com uma pequena descrição, o objetivo era que cada grupo fizesse um desenho que de forma simbólica fizesse referência ao que acontecia no mundo enquanto ocorria a copa do mundo.



Sendo assim, foi possível elaborar um minilivro, contando por meio de desenhos a ‘história das copas do mundo, através dos conflitos sociais’. Este minilivro foi devidamente encadernado e cada capitulo é uma copa. Este trabalho elaborado pelos alunos irá compor o acervo da biblioteca da escola.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

PROJETO INTERDISCIPLINAR: COPA DE 70 E DITADURA CIVIL MILITAR

Esta atividade foi de cunho interdisciplinar, envolveu o subprojeto PIBID História/UNIFRA e Ed. Física/UFSM. O desenvolvimento deste projeto não se limitou a fazer uma breve análise da copa de 70, mas sim através da interdisciplinaridade deste conteúdo abordado, orientar os alunos a analisar o contexto social que esteve por trás de um evento de tamanha influência.
Primeiramente, para os alunos da 5ª série, foram apresentados alguns aspectos sobre o período de Ditadura Civil-Militar Brasileiro e a influência que este representou para a Copa de 70, pois haveria a apresentação, por parte dos bolsistas PIBID Educação Física e Pedagogia, do filme “O ano em que meus pais saíram de férias” (2006, Cao Hamburguer, Brasil), que faz referência ao tema trabalhado. Finalizando com uma atividade lúdica sobre o período ditatorial: um jogo da memória

Este “jogo da memória” consistiu em auxiliar os alunos a entenderem os conceitos de censura, repressão e os diversos tipos de tortura que ocorriam durante a Ditadura Militar no Brasil. Em um primeiro momento os alunos foram divididos em cinco grupos, cada grupo recebeu 20 cartas. Dez cartas possuíam imagens referentes à Ditadura, as cartas restantes possuíam as descrições das imagens. Em seguida, os alunos que pegaram as cartas com imagens e começaram o jogo. Mostrando a imagem e tentando descreve-la, os demais deveriam procurar a descrição que se referia à imagem do colega. Esta etapa foi repetida até todas as cartas encontrarem seus pares. Durante esta atividade foi possível explicar um pouco mais sobre a Ditadura Militar.
Sendo assim, foi possível associar dois períodos:
Primeiro: Ano de 70, copa do mundo e muitas atrocidades durante a ditadura. De que modo a copa do mundo e o Brasil como campeão serviu de propaganda durante o regime.
Segundo: 2014, copa do mundo importantes investigações feitas pela CNV (comissão nacional da verdade) referente aos crimes ocorridos naquele período.